Masterbatch Antioxidante

Masterbatch Antioxidante

Os antioxidantes são utilizados para proteger os polímeros da degradação, tanto durante o processamento (= estabilização a curto prazo) como durante o uso (= estabilização a longo prazo). A degradação do polímero geralmente resulta na formação de um gel e na variação no fluxo do “melt”, perda de propriedades mecânicas e estéticas (“crazing”, redução de brilho, calcinação) e descoloração.

Geralmente durante a degradação do polímero formam-se radicais livres, resultando em reacções em cadeia não controladas. Os anti-oxidantes são utilizados para diminuir a quantidade de radicais livres por mecanismos diferentes, isto é, evitando a formação de radicais livres utilizando agentes complexantes ou decompositores de hidroperóxido, ou a diminuição da quantidade de radicais utilizando catadores de radicais ou dadores de hidrogénio.

Existe uma gama completa de anti-oxidantes, alguns feitos a partir de anti-oxidantes mais baratos, anti-oxidantes de propósito geral, e anti-oxidantes especialmente concebidos para aplicações de ponta, como tubos de água quente. Os anti-oxidantes de gama alta têm melhores propriedades relativamente à descoloração (amarelamento / rosado), migração/calcinação ou hidrolização.