Masterbatch Antiestático

Masterbatch Antiestático

As cargas electrostáticas são normalmente causadas pelo atrito entre dois materiais. A carga estática pode perturbar a continuidade de muitos processos, por exemplo, a carga estática pode dificultar a abertura da película tubular durante os processos de embalagem. Muitas vezes a carga estática é o fator limitante para uma maior velocidade nesses processos. Para além disso, uma carga estática reduzida evita a acumulação de pó nos produtos embalados. Como resultado, os materiais podem ser armazenados e eventualmente exibidos de uma forma mais atraente.

Os aditivos anti-estáticos internos são incorporados na matriz polimérica. A incompatibilidade controlada provoca uma migração para a superfície. Lá, forma-se uma camada polar que absorve a água da atmosfera. Esta camada é capaz de conduzir/dissipar as cargas (maior condutividade/menor resistência e menor tempo de queda da carga).

O importante aqui é criar uma incompatibilidade equilibrada para controlar a migração: uma incompatibilidade muito alta dá um baixo desempenho anti-estático, uma incompatibilidade muito alta provoca uma superfície gordurosa.

Uma alternativa é a adição de cargas condutoras, como o negro de fumo. Isso cria um caminho condutor na matriz. Aqui não são utilizados aditivos migratórios. As propriedades anti-estáticas são estáveis ​​no tempo.